Abertas mais de 3.000 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional na região metropolitana de São Paulo

Serão aulas gratuitas que oferecem oportunidades nas áreas de Marketing, Gestão e Recursos Humanos, entre outras; Inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até 9 de março

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Educação, abriu 3.415 vagas para 21 cursos gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso, com apoio das ETECs e FATECs do Centro Paula Souza, na região metropolitana de São Paulo. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 9 de março pelo site www.novotec.sp.gov.br.  As aulas têm previsão de início em 22 de março.

Serão ofertados na região os cursos de Ajudante de Logística, Auxiliar de Vendas, Computação em Nuvem, Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho, Criação de Sites e Plataformas Digitais, Desenho no AutoCAD, Desenvolvimento em Java, Design de Moda, Design de Plataformas Digitais e Experiência do Usuário, Edição de Vídeo para Youtuber, Excel Aplicado à Área Administrativa, Gestão de Pequenos Negócios, Introdução a Banco de Dados, Jogos Digitais, Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Programação Básica para Android, Programação de Sistemas Embarcados (Arduíno), Rotinas de Recursos Humanos, Segurança Cibernética Fundamental e Técnicas de Atendimento. No total, doze cidades foram contempladas, Barueri, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Itapevi, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo e São Paulo.

O Novotec Expresso é uma das modalidades do Novotec, que disponibiliza cursos de qualificação profissional a jovens de até 24 anos, com duração de 120 horas, em parceria com escolas técnicas ou instituições tecnológicas de ensino superior. Seguindo os protocolos sanitários, no primeiro semestre de 2021, a modalidade será semipresencial e terá aulas remotas na plataforma Microsoft Teams, além de encontros presenciais na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.

Como se inscrever

O Novotec Expresso não possui processo seletivo. Jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo estão aptos a se candidatar para

uma vaga. É importante ficar atento aos critérios de classificação utilizados para selecionar os alunos quando há mais inscritos do que vagas. O programa tem como premissa a paridade de gênero dentro das turmas e há prioridade aos estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual e das ETECs.

Sobre o Novotec

O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional, alinhado com as demandas do mercado de trabalho, aos jovens paulistas. 

 O Centro Paula Souza é hoje a principal instituição que ministra os cursos e certifica os estudantes. O objetivo é expandir o acesso à Educação Profissional e Técnica (EPT) para os estudantes do Ensino Médio, com cursos gratuitos e com a integração da EPT com o Ensino Médio, possibilitando novas opções de futuro para os jovens e facilitando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *