Castramóvel de Osasco começa a funcionar em março. Veja a programação

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, fez uma visita técnica ao Parque Chico Mende, com o objetivo de conhecer o Castramóvel, unidade móvel com centro cirúrgico adaptado e que oferece o serviço itinerante de castração de cães e gatos.

O Castramóvel vai circular por vários bairros do município e castrar 4 mil animais. Além da castração, o serviço incluirá também a identificação dos animais com microchip (microchipagem animal).

Ao todo serão realizadas 4 (quatro) ações ao longo deste ano, sendo que cada uma contemplará mil castrações por semana (5 dias ao todo). Ou seja, serão feitas 200 castrações por dia, sendo 100 de cães e 100 de gatos.

As datas da programação da esterilização animal em unidade móvel já foram definidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e a primeira ação está agendada para o dia 8 de março. Os locais podem sofrer alteração, visto que é necessário amplo espaço para a instalação dos ônibus e das tendas.

Lembrando que a realização do pré-cadastro será divulgada nos próximos dias.

Programação, sujeita a alteração

• 8 a 12/3 – Hospital Veterinário unidade Zona Norte – Avenida Lourenço Belloli, 1480 – Pq. Industrial Mazzei

• 9 a 13/6 (feriado) – Parque Chico Mendes – Avenida Lázaro – Suave, 15 – City Bussocaba

• 6 a 10/9 – Proximidades do CEU Saramago – Avenida João de Andrade, 1355 – Jardim Santo Antônio

• 8 a 12/11 – Proximidades do CEU Zilda Arns – Rua Thêda Figueiredo Rega, 155 – Jardim Elvira

O Castramóvel conta com dois ônibus adaptados, sendo um para centro cirúrgico e outro para o pós-operatório.

O centro operatório tem quatro ambientes e capacidade para realizar até seis castrações ao mesmo tempo. Os ambientes são compostos por sala de autoclave (esterilização dos materiais), lavatório de materiais, sala de higienização dos profissionais e ambiente cirúrgico com setor de Emergência, com aparelhos de anestesia inalatória, oxigenação, bomba de infusão, entre outros componentes.

Os ônibus são climatizados e bem iluminados e conectados em rede elétrica (110/220) e hidráulica. Os proprietários ficarão em amplas tendas de apoio recebendo palestras informativas sobre saúde, bem-estar animal e guarda responsável, enquanto aguardam o retorno do animal do pós-operatório, o que pode demorar em média de 1h30 a 2h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *