Planetários terão exibição online nesta terça-feira para celebrar chegada da primavera

A chegada da primavera será celebrada, nesta terça-feira (22) com um evento virtual, organizado por planetários de todo o país. Além de um vídeo especialmente preparado para a data, astrônomos e especialistas vão responder perguntas dos internautas e explicar o que acontece com o planeta Terra no chamado equinócio da Primavera. O vídeo será apresentado de 10 às 10:31, exatamente no horário de início da nova estação. Depois, o público poderá interagir com os cientistas.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Planetários, José Roberto de Vasconcelos, explicou que a ideia é transportar um pouquinho da vivência dos planetários para a internet, já que esses espaços continuam fechados devido à pandemia.

O Brasil tem mais de 100 planetários fixos e móveis, espalhados por quase todos os estados. A segunda maior quantidade das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos, e a maior do hemisfério sul. José Roberto detalha que assim como a explicação do equinócio da primavera, essas instituições têm o papel de tornar a ciência acessível a todos.

A transmissão será pelo Youtube no Canal da Associação Brasileira de Planetários. Também foram abertas inscrições para a participação em uma conferência virtual, mas as vagas se esgotaram em menos de 24 horas. O público que não conseguiu se inscreveu, no entanto, poderá fazer perguntas pelo Youtube.

Deixe uma resposta