Barueri antecipa reabertura das atividades comerciais mesmo com alta taxa de mortes

Barueri decidiu contrariar as regras estipuladas pelo governo do Estado de São Paulo de flexibilização da quarentena e antecipou a reabertura de atividades não essenciais mesmo com alta taxa de mortes pelo novo coronavírus.

Segundo a última atualização do Plano São Paulo, Barueri (Grande SP Oeste) está na fase laranja, em que só é permitida a abertura de comércio de rua e shoppings por 4 horas diárias.

No entanto, a prefeitura resolveu não seguir as recomendações do governo estado e liberou por decreto o funcionamento do comércio por até 6 horas, todos os dias.

O consumo de alimentos dentro de lanchonetes e o funcionamento de salões de beleza, que só são autorizados na fase amarela, também já voltaram na cidade. As ruas estão cheias e quase ninguém respeita o distanciamento social.

Barueri é hoje a cidade com a maior taxa de mortalidade para cada 100 mil habitantes pela covid-19 na Região Metropolitana. São mais de 80 mortes a cada cem mil habitantes.

Osasco e Santa Isabel também estão na lista, acima até mesmo da capital, que tem 62 mortes por 100 mil habitantes.

O infectologista Munir Ayub considera que a qualidade do atendimento médico tem impacto direto nas taxas de mortalidade pela Covid-19.

“A gente sabe que uma pessoa com coronavírus grave, se ela tem um atendimento adequado, com uma equipe de intensivista bem formada, com protocolos de atendimentos, a chance de essas pessoas terem alta e evoluírem bem, mesmo que tenham uma forma grave, é muito maior do que se elas não forem atendidas no momento adequado, por equipes treinadas ou por hospitais com condições adequadas pra atendimento”, diz.

Segundo o médico, a situação da epidemia tende a piorar com a reabertura do comércio.

“A abertura do comércio, abertura da economia, a gente vai sentir essa resposta depois de duas semanas, depois de 14 dias. Como já estamos há mais ou menos uma semana de abertura, a gente espera um aumento, esperamos que pequeno, do número de casos a partir da semana que vem”, afirma.

Em nota, o governo do estado lembrou que o Plano São Paulo prevê o monitoramento diário da Covid-19, bem como o aumento de medidas restritivas caso haja necessidade.

A Prefeitura de Barueri informou que a flexibilização está baseada nos dados da evolução da epidemia e da capacidade hospitalar do município. Hoje os leitos destinados para a doença, estão com 65% de ocupação na cidade.

Com informações do G1

1 comentário em “Barueri antecipa reabertura das atividades comerciais mesmo com alta taxa de mortes”

  1. Pingback: Furlan contraria decisão do Governo de SP e reabre parques municipais de Barueri - Notícia em Tempo

Deixe uma resposta