Pirapora do Bom Jesus anuncia testagem em massa para Coronavírus

A Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus anunciou um programa de testes em massa para identificar casos de coronavírus na cidade. Os testes serão aplicados em pessoas assintomáticas a partir de julho com o objetivo de identificar focos dos casos para combater a doença de maneira mais eficiente. A meta inicial da Secretaria de Saúde é testar 10% da população.

O programa de testagem em massa de Pirapora será dividido em quatro etapas, atendendo 500 pessoas que não apresentam nenhum sintoma da doença em cada uma delas, totalizando 2 mil testes, o equivalente a 10% da população. A primeira etapa será realizada entre os dias 1 e 15 de julho.

“A Organização Mundial da Saúde já disse que o teste em massa é a maneira mais eficiente de controlar a doença que somado as outras medidas que também estamos tomando como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e campanhas de conscientização, têm impacto direto na redução de casos”, afirmou o prefeito Gregorio Maglio.

Em Pirapora, participarão do programa de teste em massa uma pessoa assintomática por família. A intenção da medida é identificar eventuais focos da doença. Aqueles que testarem positivo para a Covid-19 e seus familiares serão isolados para evitar a proliferação do coronavírus, sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde. Dessa forma, a prefeitura pretende minimizar o avanço da doença e proteger os grupos mais vulneráveis. Os testes serão realizados em domicílio, pelas equipes de Saúde.

“Nosso objetivo é frear o crescimento de casos e achatar a curva de infecção. Pirapora é uma cidade pequena e tenho certeza que esse programa vai dar certo. Testando 2 mil pessoas, vamos atingir 40% das famílias piraporanas. Peço aos moradores que receba bem nossos profissionais de saúde porque eles vão passar de casa em casa pra realizar esse trabalho que vai nos ajudar a traçar o perfil epidemiológico da doença e assim pensar em políticas mais brandas de isolamento social”, completou Gregorio.

Deixe uma resposta